O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), comunica que, desde o dia 13 de março, a Central de Abastecimento Farmacêutico está recebendo entregas de medicamentos de uma compra realizada pela secretaria no valor de R$ 108 mil. A previsão é que estes medicamentos atendam a necessidade da população por um período entre dois e três meses. A SMS também informa que já há outro pedido de medicamentos elaborado, o qual aguarda a regularização dos repasses financeiros do Estado para ser viabilizado.
A equipe da SMS também comunica que elaborou a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) que é uma lista padronizada dos medicamentos que serão fornecidos no município. A elaboração foi realizada por um grupo de trabalho com médicos da saúde pública municipal de diversas especialidades, enfermeiras, odontóloga e farmacêuticos, e tomou como base as características de adoecimentos, faixa etária e outros determinantes de saúde para que atendam as necessidades da população nortense.
O objetivo deste trabalho é melhorar a qualidade dos tratamentos de saúde e otimizar a utilização dos recursos financeiros, pois ao padronizar a prescrição médica é possível melhorar os preços de aquisição dos medicamentos.
Outra ação em fase de desenvolvimento é a interligação dos sistemas de informação dos serviços de saúde que permitirá o prontuário eletrônico de cada paciente para evitar que a mesma pessoa vá em unidades de saúde diferentes e receba prescrições de medicamentos em duplicidade, o que ocasiona gastos desnecessários.
“Ações de planejamento e gestão trazem economicidade do recurso público permitindo fazermos mais com menos” explica a titular da SMS, Roberta Paganini, sobre a elaboração dos trabalhos e gerenciamento dos recursos.