Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/08/2023 Sec. de Administração
COMPARTILHAR NOTÍCIA

FamilySearch digitaliza documentos do Arquivo Público de São José do Norte

FamilySearch mantém uma coleção de registros, recursos e serviços gratuitos destinados a ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a história de sua própria família

Com o objetivo de garantir a preservação e possibilitar o acesso gratuito a documentos antigos, a Prefeitura de São José do Norte assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mantenedora da organização FamilySearch International, para a digitalização de mais de 4.000 documentos dos arquivos do município.

A digitalização de 3500 certidões de óbito (1901 a 2022), 500 registros de catacumbas (1903 a 1950), 700 alistamentos eleitorais (1890 a 1911) e 100 arquivos de sepultamento (1976 a 1988) foi realizada pelo Coordenador de Operações de Campo da FamilySearch, Elias Marçal, durante o mês de junho.

Segundo Elias Marçal, a imagem do documento gerado por meio de uma fotografia digital já vai direto para o banco de dados de um programa no computador, fazendo com que, assim, os registros públicos possam ser acessados ​​e disponibilizados mais rapidamente. “Além das facilidades de acesso, a digitalização reduz a necessidade de manipulação dos originais, o que contribui para a conservação dos documentos”, salientou Marçal.

O trabalho visa preservar os livros, fichas e folhas de registro para não correrem mais o risco de serem perdidos por acidentes ou ação natural, e também para permitir a consulta às informações com maior agilidade, sem contato com os registros originais. Além disso, estes documentos digitalizados, 4.800 no total, serão disponibilizados, em breve, no site da prefeitura e no do FamilySearch, facilitando a prestação do serviço ao cidadão.

Em Brasília, onde cumpriu pautas no Ministério das Cidades, a Prefeita participou, a convite do FamilySearch, de um encontro com o Vice-presidente do FamilySearch, Tom Gill, com o Coordenador de Operações de Campo, Elias Marçal, e com o Gerente de Relações Institucionais, Mário Silva, onde destacou a importância do termo de cooperação assinado. "Ação realizada pelo FamilySearch, de forma gratuita, é importante pois preserva de forma digital os registros civis do município e amplia os documentos disponíveis para pesquisa genealógica de forma mundial. Sempre respeitando o que determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)", disse a Prefeita.

O FamilySearch mantém uma coleção de registros, recursos e serviços gratuitos destinados a ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre a história de sua própria família. A organização coleta, preserva e disponibiliza registros genealógicos do mundo inteiro. Todos os serviços prestados pela organização em seu site são gratuitos e disponíveis para o uso do público em geral. O FamilySearch presta ainda serviço a mais de 4 800 centros de história da família em 134 países, incluindo a Biblioteca de História da Família em Salt Lake City, Estados Unidos.

_________________________________________________________________________________

Assessoria de Comunicação Social 

Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé