Das 210 vagas de mamografias ofertadas na referência, 105 foram preenchidas e, destas, apenas 53 pacientes comparecerem e realizaram o exame.
Faltas em exames de mamografia prejudicam atendimento na rede de saúde
A Prefeitura de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta que o número de pessoas faltosas em exames de mamografia está prejudicando o atendimento na rede pública de saúde.
Segundo o último relatório emitido pela SMS, no período de janeiro a março de 2024, das 210 vagas de mamografias ofertadas na referência, 105 foram preenchidas e, destas, apenas 53 pacientes comparecerem e realizaram o exame.
Parte de pacientes que são contatadas dizem não ter interesse em se deslocar ao município de Piratini, “apenas para fazer mamografia”, outra parte, que confirma o interesse e solicita a marcação, não comparece no dia do agendamento.
O número de faltas compromete a prestação do serviço na rede, ao gerar prejuízo aos atendimentos e comprometer tempo e investimentos públicos.
O secretário de saúde, Lucas Penteado, diz: "a ausência de pacientes a consultas, exames e procedimentos é bastante grave. além de comprometer sua própria saúde, ou arriscar agravos talvez irreversíveis, impede que outras pessoas também acessem e que as filas possam fluir e os atendimentos acontecerem mais rapidamente".
Foto: Agência Brasil