23/08/2018

Executivo promove encontro de médicos da Rede de Atenção à Saúde

O Executivo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Educação Permanente em Saúde, ferramenta para estimular a troca de experiências entre os profissionais, promoveu o encontro de médicos que integram as equipes da atenção básica (AB) e atenção hospitalar. O evento ocorreu na quinta (16), e foi uma prática de ensino aprendizado onde se discutiu de forma crítica e reflexiva o cotidiano do trabalho, no sentido de humanizar e qualificar os serviços de saúde.

Em um primeiro momento, o tema norteador foi a Saúde da criança, o que gerou um diálogo entre os médicos da AB e os pediatras que atendem no Posto Central. O objetivo da discussão foi adequar o Protocolo de Saúde da Criança, preconizado pelo Ministério da Saúde, a realidade de atendimento do município.

Este protocolo prevê o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, desde o nascimento, pela equipe de saúde e o médico de família das unidades básicas e garante consultas com o pediatra sempre que o médico solicitar e ainda consultas mensais com os pediatras nos três primeiros meses, 6º, 9º, 12º, 18º e 24º mês.

Desta forma, as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família, que estão mais perto da família destas crianças, poderão trabalhar melhor a prevenção do adoecimento e não atender as crianças apenas quando elas já estão doentes.

A equipe de saúde irá acompanhar e orientar a família da criança quanto ao seu crescimento e desenvolvimento, a cobertura vacinal, o aleitamento materno, a introdução correta dos alimentos sólidos, a prevenção de acidentes, a identificação de problemas e riscos de saúde específicos da criança, entre outros. De outro lado, os pediatras estarão mais acessíveis para aquelas crianças que precisam de cuidados mais especializados.

Logo após, juntaram-se ao grupo, os médicos do Hospital Municipal e a direção do IB Saúde para alinhar a atuação dos médicos de toda a Rede de Atenção à Saúde do município.

Ao considerar as particularidades dos serviços da atenção básica e da atenção hospitalar, os médicos conversaram sobre como juntos, podem oferecer melhores serviços à comunidade.

A atenção básica trabalha na prevenção e no acompanhamento contínuo e integral da saúde, olha o todo do paciente, enquanto a atenção hospitalar trata a crise. Desta forma, a pessoa deve procurar o hospital apenas em situações de urgência e emergência e o médico do pronto atendimento trata esta situação e, após, o paciente deve procurar seu médico na sua unidade de saúde.

A equipe da SMS considerou que o encontro foi proveitoso, pois promoveu a troca de experiências entre estes profissionais. O Executivo observa que ações como esta contribuem para um atendimento humanizado e de qualidade, respeitando os princípios e protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS).