O Executivo municipal e a equipe da Emater/RS – Ascar, estiveram reunidos com o gerente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, Andrei Burguez, no início deste mês, para um ato de entregue de sementes de hortaliças. As sementes serão repassadas para os agricultores familiares e pescadores artesanais que residem em várias localidades do município.
O objetivo do projeto é contribuir para a segurança e soberania alimentar das famílias proporcionando melhor qualidade de vida, e também a diversificação da produção e a disponibilidade de alimentos.
Como mencionado as instituições envolvidas neste projeto são a Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR), a EMATER/RS-ASCAR, o Banrisul, e a Prefeitura de São José do Norte, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Smap) e da Assistência Social, Cidadania e Mulher (Smascim).
Ao todo, 125 famílias que são inscritas no cadastro único (CAD ÚNICO- MDS), serão beneficiadas com os kits que já estão sendo montados e serão entregues nas visitas técnicas às propriedades.
A produção de hortaliças em pequenas áreas pode aportar uma significativa melhoria na quantidade e qualidade da alimentação das famílias. Todos os beneficiários receberão orientações sobre a produção desses alimentos.
Ainda, espera-se que ocorra a venda do excedente através dos programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assim como na feira agroecológica e na feira do produtor, aumentando a renda das famílias e consequentemente a qualidade de vida destas.