Mulheres de atitude: Donas da sua própria história foi o tema dos encontros que reuniram as nortenses em prol de direitos e anseios
Mulheres nortenses, do campo e da cidade participaram de dois eventos realizados para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O tema deste ano foi Mulheres de atitude: Donas da sua própria história.
Na cidade, o evento foi realizado no dia 27 de março. Na localidade do Estreito, o encontro ocorreu no dia 29 de março.
Através de roda de conversa, as participantes falaram das comemorações ao dia da mulher e praticaram danças e dinâmicas, debateram sobre direitos, anseios e protagonismo feminino, e confraternizaram com um coquetel especial preparado com frutas.
Um dos momentos mais importantes foi à apresentação do serviço da rede de atendimento à mulher, onde profissionais de diversas áreas e instituições expuseram para as participantes os locais e as formas de acesso aos serviços.
Os dois eventos ficaram caracterizados como momentos para a troca de experiências com foco em avanços e conquistas femininas.
Os encontros Mulheres de atitude: Donas da sua própria história foram uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e da Prefeitura Municipal, através do Gabinete da Prefeita e Secretarias Municipais da Saúde (SMS), da Educação e Cultura (Smec), da Agricultura e Pesca (Smap) e da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (Smascim), com o apoio da Emater/RS-Ascar.
Comdim
O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim) é um órgão de caráter permanente e que tem competência propositiva, consultiva, fiscalizadora, normativa e deliberativa em relação aos assuntos referentes aos Direitos das Mulheres.
Qualquer pessoa da comunidade, seja homem ou mulher, pode e deve participar das ações do conselho, justamente para auxiliar nas fiscalizações e deliberações.
O Comdim mantém reuniões sempre na primeira terça-feira de cada mês na sede do Cadastro Único.