Tendo em vista que o aparecimento de cobras e outros animais peçonhentos é mais comum entre o final da primavera e o verão, pois é quando esses bichos estão em maior atividade devido ao período reprodutivo ou desova dos filhotes, bem como aumento do metabolismo e por entender que a estação do verão também é quando as pessoas estão mais expostas ao meio ambiente, o que aumenta o risco de acidentes. Pensando nisso, o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na quinta-feira (31), a capacitação de identificação e prevenção de acidentes com animais peçonhentos.
O encontro ocorreu no salão do Ministério Público e teve como objetivo capacitar as equipes da Rede de Saúde Municipal sobre a identificação do caso e o manejo correto do paciente que sofreu exposição ao animal peçonhento, desde sua entrada na atenção básica até a administração do soro antiveneno.
A proposta da qualificação não é somente melhorar a assistência dada ao paciente, mas também utilizar tais profissionais como veículos de informação para a população nortense, tendo em vista que isso também é um trabalho de prevenção. “Entendemos que o profissional será efetivo se houver a participação de todos, incluindo a população”, explica a equipe da SMS.