08/09/2022

Desfiles alusivos à Semana da Pátria movimentaram o município de São José do Norte na tarde do Dia 7 de setembro

Alunos, pais, grupos, bandas, mascotes e convidados desfilaram nas ruas da cidade.

Na tarde da última quarta-feira, 7 de setembro, o município de São José do Norte celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil com desfiles cívicos alusivos à data e o encerramento das festividades da Semana da Pátria, com o apagamento do Fogo Simbólico da Pátria, executado pela prefeita Fabiany Roig.

Os desfiles concentraram-se no centro da cidade, especialmente na rua General Osório, onde foi montado o Palanque Oficial para a cerimônia feita pela prefeitura. Além de escolas e grupos da cidade, também recebemos convidados da cidade do Rio Grande.

Para o ano de 2022, a Liga da Defesa Nacional escolheu como tema o “Bicentenário da Independência”, já a nível municipal, o tema escolhido pela Secretaria de Educação e Cultura, junto às equipes diretivas das escolas municipais, para as comemorações da Semana da Pátria foi “Inclusão Social: respeitando as diferenças para a construção de uma sociedade mais justa e empática”.

A comunidade se fez presente na ensolarada tarde de sol para prestigiar os músicos, estudantes, mascotes, professores e pais que desfilaram. Participaram dos desfiles, neste ano de 2022: a Banda Municipal Democrata, E.M.E.I Pequeno Aprendiz, as escolas de Educação Infantil Doce Mel, Estrelinha Dalva e Geração Inquieta, a Escola Ernestina Maria Pinto, as E.M.E.F. Delfina da Cunha, Dom Frederico Didonet, Intendente Francisco José Pereira, Centro de Demonstração, Coronel Antônio Soares de Paiva, Tobias da Silva, Marechal Rondon e Monteiro Lobato, a Escola de Educação Especial Santo Antônio APAE e banda, os Idosos dos grupos do programa Maturidade Ativa SESC Projeto Semente da Esperança, a E.E.E.M. Capitão Luiz da Silva Ferreira com sua banda, alunos da E.M.E.F. João de Deus Colares acompanhados da professora Josiane Machado Mussi e a E.E.E.F. Marques de Souza.

Contamos com a apresentação de duas bandas da cidade do Rio Grande, a Banda Mascarenhas de Moraes e Banda Helena Small. Os clubes Desbravadores Dunas do Sul, Aventureiros Laguna e Desbravadores Luzeiros da Lagoa, Bombeiros Mirins, mascotes Cebolita, CidAdão e Guardinhas Municipais e a Invernada Artística São José também tiveram participação no desfile.

O vice-prefeito Neromar Guimarães, juntamente com membros da equipe de governo, vereadores e vice-presidente da Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Guarda Municipal também fizeram-se presentes no evento. A prefeitura agradece todos que se empenharam em fazer com que este evento fosse um sucesso, unindo todos em celebração aos 200 anos da Independência de nosso país.