A panificação como um dos principais setores da gastronomia é um dos exemplos que pode ser associada ao turismo de forma sustentável, pois implica no aumento de renda para quem produz
Em tempos de crise financeira, a ordem é buscar alternativas para aumentar a renda familiar. Uma excelente oportunidade será o Curso de Panificação Caseira, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o apoio do Projeto Semente da Esperança. O curso acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de julho, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h, na sede do Projeto.
Quem tiver interesse em participar desta qualificação deve se inscrever de 17 a 27 de junho, na sede da SMTEL, no andar superior da hidroviária, com a turismóloga Jeane Mattos, ou pelo telefone (53) 3238-1072.
O objetivo do curso é o de preparar as pessoas para que aprendam a fazer produtos de panificação de maneira artesanal, executar as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e higiene e conhecer as etapas de produção e as principais matérias-primas.
Durante o curso, os participantes receberão noções teóricas e práticas, assim como falarão sobre: o histórico da panificação; Higiene pessoal; Higiene dos utensílios, equipamentos e do ambiente; Ingredientes básicos (pães diversos e massas); Preparo de pães diversos; Preparo de massas; Processos básicos de congelamento e descongelamento; Armazenamento e embalagens. As aulas serão ministradas pela instrutora do Senar/RS, Márcia de Souza Centeno.
Requisitos para realização do curso:
Ser Alfabetizado; Ter 18 anos no início do curso.
A turma deverá ter no mínimo 8 e no máximo 12 participantes.
Observação: O curso terá um custo de R$ 60,00 (sessenta reais), sendo o valor para a compra de ingredientes para a confecção dos pães, porém, toda a produção será do aluno participante.