13/03/2023 Sec. de Turismo, Esporte e Lazer

Comissão organizadora da 6ª Fenace realiza primeira reunião

Primeira edição da Festa Nacional da Cebola aconteceu em 1964

Na manhã desta segunda-feira (13), foi realizada a primeira reunião com os membros da comissão da 6ª edição da Festa Nacional da Cebola (Fenace). O objetivo foi dar início aos trabalhos da comissão que foi criada para debater e organizar o evento que está programado para acontecer em novembro deste ano.

A 6ª Fenace visa resgatar a história e a cultura da produção de cebola no município de São José do Norte e região, dando continuidade ao último evento realizado em 1975 na gestão do ex-prefeito Elias Pedro Zogbi e está no programa de governo da atual prefeita Fabiany Zogbi Roig.

A reunião teve como pauta, a apresentação do projeto que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTel) e será trabalhado junto da comissão organizadora. O evento possui “projetos estruturais, recreativos e culturais” e define a Festa Nacional da Cebola como um acontecimento de cunho social, econômico, turístico e cultural voltado à população nortense, empresários, turistas e produtores rurais.

O principal objetivo da festividade é o de resgatar a história e a cultura da Cebola, divulgar o município e prestigiar o setor agropecuário que hoje representa aproximadamente 35% do PIB local, e seguindo o objetivo da 1ª edição da Festa Nacional da Cebola realizada em 1964 por iniciativa do Vereador Jarbas Martins que, contagiado pela euforia dos agricultores, porque a cebola havia atingido preços nunca alcançados organizou o evento. A primeira edição da Festa aconteceu em 1964, a segunda em 1966, a terceira em 1968, a quarta em 1972 e a quinta e última em 1975.

Participam da comissão, além das Secretarias Municipais, o Gabinete da Prefeita (GP), a Emater e a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José do Norte (CDL).

_______
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de São José do Norte

Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN

Instagram: @prefeiturasaojosedonorte