A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap) realizou o trabalho de repasse de embalagens de Defensivos Agrícolas para a Arede-Sul (Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas da Região Sul). A prática, que ocorre anualmente, este ano foi realizada em parceria com o Conselho Municipal de Produção (CMP) e Associações Rurais, com o apoio da Arede-Sul.
A coleta no interior ocorreu na segunda-feira (11), nas Associações Rurais das localidades do Tesoureiro, Parobé, Oriente, Retovado, Barranco, Saraiva, São Caetano, Estreito, Gravatá, Divisa, Capão do Meio, Bujuru, Capão da Areia e Curral Velho. O objetivo foi à reciclagem do material, que ocorrerá no município de Capão do Leão.
A equipe da Smap explica que é importante a conscientização dos agricultores, pois práticas inadequadas, como enterrar as embalagens e, algumas vezes, até queimar a céu aberto, emitem poluentes tóxicos no solo e na atmosfera.
A reutilização destas embalagens como utensílios domésticos ou cochos para animais, para armazenamento de água e de alimentos, também acarreta sérios riscos de saúde, já que as embalagens possuem resíduos tóxicos impregnados ao frasco que são prejudiciais à saúde humana e animal.
“É notável o interesse por parte dos agricultores, que retornam as embalagens para seu correto destino. Um grande benefício, pois estamos contribuindo com a preservação do meio em que vivemos”, salienta a equipe da Smap.