05/09/2018

Ciclo de palestras foca na prevenção ao suicídio

O pastor da Igreja Adventista esteve na Secretaria de Educação e Cultura (Smec), na manhã de quinta-feira (23), para divulgar o Ciclo de Palestras que será desenvolvido neste semestre, com foco na valorização da vida e na prevenção ao suicídio. O projeto, que é direcionado aos alunos das escolas municipais Soares de Paiva e Marechal Rondon, também vai contemplar os estudantes do interior, que poderão participar das atividades no Centro Educacional do Bairro Carlos Santos.

A ação é alusiva ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização que visa alertar a população a respeito dessa realidade, bem como orientar para a identificação dos possíveis sinais em pessoas próximas e para as formas de prevenção. Além das palestras nas escolas, as orientações serão transmitidas através de materiais informativos que serão entregues aos participantes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Por isso, é tão importante entender que falar sobre o assunto é a melhor solução, pois só o diálogo abre o caminho para que a pessoa possa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Setembro Amarelo

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV)Conselho Federal de Medicina (CFM)Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.