15/07/2021 Gabinete da Prefeita

Ato de homenagem ao Combate de 16 de Julho de 1840 completa 20 anos

Todos os anos na madrugada de 16 de julho, centenas de cavalarianos tomam as ruas de São José do Norte. Porém, infelizmente em decorrência da pandemia do Covid-19 (coronavirus) pelo segundo ano consecutivo o ato não poderá ser realizado.

O 16 de julho de 1840 ficou marcado na história da Revolução Farroupilha e não poderá ser esquecido na madrugada desta sexta-feira (16/07), por tradicionalistas, pelo Poder Executivo e pela comunidade.

O ato solene que todos os anos lembra os mais de 300 mortos no combate para tomar a Mui Heróica Vila, é realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHG-SJN) através do seu representante Fernando Costamilan e sempre tem o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL).

A equipe da SMTEL se solidariza com os familiares e amigos do Fernandinho como é carinhosamente conhecido por todos e torce pela sua rápida recuperação, para que possamos no ano de 2022 comemorar essa data com um grande evento.
A equipe diz ainda que o ato não poderá passar em branco este ano, e aproveita para reforçar o pedido da esposa do Fernandinho, a professora Raquel, feito através da sua rede social.

_“Hoje é dia comemorações na madrugada de nossa cidade.
Dia de comemorar o Combate Farroupilha de 16 de julho de 1840 ocorrido nas ruas de São José do Norte.
Convido nossa comunidade a postar hoje e amanhã fotos do evento e marcar na linha do tempo do Fernandinho.
Não vamos deixar em branco!
Vai ser um um ano atípico, mas lembrado.” Raquel_