Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
03/08/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Alimentação Saudável nas Escolas Municipais é compromisso da Smec

Ofertar aos alunos da rede pública municipal alimentos saudáveis e adequados às necessidades nutricionais é um compromisso da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), que há três anos vem superando o índice de 30% na aquisição de produtos originários da agricultura familiar para a merenda escolar.

No início de cada semestre, o Setor de Nutrição envia às escolas uma lista com os gêneros alimentícios básicos que serão distribuídos. A Smec realiza o controle de estoque das mercadorias e, semanalmente, entrega pães, hortifrutigranjeiros e outros insumos. Ao final de cada mês, os mapas de controle são encaminhados para análise do Setor de Nutrição. Todas as escolas recebem os mesmos produtos para a composição do cardápio, em quantidades diferenciadas, de acordo com o número de alunos e a quantidade de alimento cru necessária para uma pessoa (per capita). 

Diariamente, as merendeiras definem como irão preparar o alimento combinando os produtos disponibilizados, sob a coordenação da direção de cada escola. Sem esquecer os princípios da alimentação saudável e com muito carinho, elas transformam arroz, feijão, frango e hortifrutigranjeiros em risoto de arroz, arroz com galinha em pedaços, arroz com galinha desfiada, arroz de forno – e aquelas saladas super nutritivas.

Uma alimentação saudável deve ser: variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida e segura. As recomendações mais importantes, nesse sentido, são as mais simples: comer mais comida fresca e caseira, diminuindo o consumo de alimentos ultra processados; hidratar-se principalmente com água e deixar menos espaço para as bebidas doces; reduzir o uso de sal, açúcar e gordura; dar preferência a temperos naturais e frescos, em vez dos caldos processados.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé
Error
500

Whoops, something went wrong on our servers.