Na última quinta-feira (4), ocorreu a 9ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de São José do Norte e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.
A conferência reuniu representantes de vários segmentos sociais e propiciou espaço para ampla participação e representação da sociedade, o que consolidou a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de saúde sustentadas pela participação popular.
A fim de discutir a temática da conferência, o psicólogo e especialista em Psicologia da Saúde, Luiz Carlos Bolzan, abordou os três eixos temáticos.
Para organizar os trabalhos, os participantes foram divididos em grupos, com a finalidade de discutir questões estabelecidas nos três subtemas, e a partir disso, encaminhá-las, através dos seus delegados, às Conferências Estadual e Nacional.
Segundo o conselheiro, Ademilson Gautério, esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.
A titular da SMS, Roberta Paganini, disse que se sente satisfeita pela grande participação dos usuários do SUS, pois a discussão dos grupos esteve voltada para as políticas públicas de saúde de modo amplo, atingindo, assim, o objetivo da conferência.