23/07/2018

17º ato solene do IHG-SJN rememorou o combate de 16 de Julho de 1840

Todos os anos na madrugada de 16 de julho, centenas de cavalarianos tomam as ruas de São José do Norte. O 16 de julho de 1840 ficou marcado na história da Revolução Farroupilha e recebeu sua devida homenagem na madrugada de segunda (16), não só por tradicionalistas, mas também por representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da comunidade, na praça Intendente Francisco José Pereira.

O ato solene, que lembrou os mais de 300 mortos no combate para tomar a Mui Heróica Vila, começou com um jantar no Piquete Três Figueiras e prosseguiu pelas ruas do centro histórico. A 1h da madrugada fez-se um momento de silêncio e arreamento do pavilhão nacional.

O ato foi realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de São José do Norte (IHG-SJN), com o apoio das Secretarias Municipais de Turismo e Promoções (SMTP), Educação e Cultura (Smec), Obras e Urbanismo (Smou) e da Guarda Municipal.