Saúde mental da criança e do adolescente, ações intersetoriais e notificações foi o tema do 1º Seminário Intersetorial de Valorização à Vida. O evento ocorreu na quinta-feira (26/9), e foi ligado as atividades do Setembro Amarelo, mês que ressalta a prevenção ao suicídio.
Participaram, a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, as titulares das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), Daniela de Freitas Rodrigues, da Educação (Smec) e Cultura, Letiele Machado, e da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), Mariane Gautério.
O evento contou com as palestras da médica veterinária, Doris Schuch, da professora, Ana Baich, e da enfermeira, Marcinia Bueno, que abordaram o tema do seminário.
Também, ocorreu a atividade Dialogando com as Famílias, momento em que foi abordado os fatores de risco e proteção a automutilação e suicídio. O tema foi conduzido pela psicóloga do Programa de Redução de Danos, Keli Teixeira.
O evento foi organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura (Smec), de Saúde (SMS) e da Assistência Social, Cidadania e da Mulher (Smascim), por meio de ação conjunta.
O evento foi organizado em dois momentos: o primeiro direcionado a todos os professores, estudantes do curso normal e demais profissionais da educação, profissionais da saúde e da assistência social; o segundo momento, aberto a comunidade em geral, em especial, pais ou responsáveis de estudantes de todas as rede de ensino de São José do Norte.
O objetivo foi abordar o tema e alertar a população sobre como trabalhar os sentimentos e indicar onde podem buscar apoio em momentos de dificuldade. O foco foi à prevenção ao suicídio.