08/09/2022 Sec. da Educação e Cultura

Vagas abertas para as Oficina Maker de Prototipagem e Impressão 3D: uma relação de aprendizagem criativa e divertida

Estão sendo disponibilizadas 15 vagas para o turno da manhã e outras 15 para o turno da tarde.

Já pensou em aprender a criar peças e objetos que inicialmente estavam apenas na sua imaginação? Saiba que com a Impressão 3D é possível transformar ideias em produtos de verdade. Em cima de uma ideia de projeto a Impressora 3D é capaz de produzir peças inteiras para as mais diferentes finalidades e miniaturas personalizadas economizando tempo, custos e materiais e, por isso, têm se tornado cada vez mais presentes entre os meios de produção, educação e inovação.

Venha se divertir aprendendo como imprimir suas ideias na Impressora 3D na Oficina Maker de Prototipagem e Impressão 3D que serão oferecidas no Casarão do Saber e da Inovação. As inscrições estão abertas para os estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da rede municipal e estadual. Estão sendo ofertadas 15 vagas para o turno da manhã, das 08h30 às 11h30 e outras 15 vagas para o turno da tarde, das 14h às 17h. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 12, e as inscrições devem ser feitas presencialmente no Casarão do Saber, na rua General Osório.

Estas oficinas de Prototipagem e Impressão 3D são fruto de parceria entre a prefeitura de São José do Norte e a Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Nas oficinas serão introduzidos os conceitos da Impressão 3D, o seu funcionamento e a sua utilização. Nas oficinas os estudantes terão a oportunidade de participar de todo o processo da criação de objetos, desde o seu esboço em um desenho, passando pela modelagem 3D em um computador, até a sua fabricação na Impressora 3D.

Alguns objetivos da Oficina:

* Conhecer uma tecnologia de produção digital que é uma das principais ferramentas para prototipação e personalização de produtos e uma das tecnologias mais importantes da chamada "indústria 4.0"
* Estimular o protagonismo e inspirar os participantes a criarem seus próprios produtos com uma abordagem inovadora, inteligente, sustentável e de forma rápida e acessível
* Oferecer um diferencial na vida pessoal e profissional do participante, uma vez que a impressão 3D está e estará cada vez mais imersa na rotina e nos bens de consumo das pessoas

Não fique de fora. Garanta a sua vaga!