Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da produção do conhecimento científico no campo da Educação Inclusiva e fomentar a troca de saberes e experiências educativas é a proposta do V Seminário Municipal de Educação Inclusiva. O evento ocorre na quarta-feira (28/08), no Espaço Realize, com início previsto para às 8h. O tema deste ano é Família e pessoa com deficiência: protagonistas da implementação das políticas públicas e o evento integra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O seminário é voltado para professores da rede pública e privada, coordenadores pedagógicos, gestores das escolas e das secretarias municipais, estagiários da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), monitores de escola, auxiliares da educação infantil, estudantes, representantes dos conselhos municipais e quaisquer pessoas da comunidade que se identificam com o tema ou desejam aprender um pouco mais sobre a inclusão.
A programação inicia às 8h com o credenciamento. Às 8h30min ocorre a solenidade de abertura. Às 9h será realizada a palestra Educação Inclusiva – desafios da aprendizagem, a qual será proferida pela psicopedagoga, Clara Mendonça. Às 10h30mi ocorre o coffe break. Na sequência, a mãe de aluno especial, assistente terapêutica e consteladora familiar, Luciane Albernaz, irá realizar a palestra com o tema De repente Azuis – Relato de mãe no cotidiano do TEA.
À tarde, às 13h30min ocorre a apresentação artística com o grupo Os ritmistas, da Apae de São José do Norte. Leis da Inclusão, direitos dos estudantes inclusos e deveres da escola é o tema da palestra que será ministrada pelo promotor Regional de Educação, Dr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, com início às 14h. Já, às 15h45min será realizada a apresentação artística Dança dos Avestruzes, pelos alunos da Apae do Rio Grande. Às 16h15min ocorre coffe break. O fonoaudiólogo, Narlon Bandeira, irá abordar o tema Transtorno de Aprendizagem x Dificuldades de Aprendizagem. O encerramento está previsto para às 18h30min.
Os organizadores explicam que a inclusão é um processo cuja a consolidação depende de múltiplos esforços e a participação de todos os envolvidos na sociedade, de forma que se crie uma consciência social para que haja o entendimento de que todos são responsáveis pela efetivação e sucesso de uma escola para, de e por todos.
O V Seminário Municipal de Educação Inclusiva é um evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Smec, através da coordenação de Educação Inclusiva em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Superdotação (CMPDS) e E. E. E. Santo Antônio/APAE de São José do Norte.
A finalidade é abordar aspectos importantes das práticas educativas e contemplar ações e projetos que possam garantir uma educação inclusiva com qualidade, assim como, enfatizar a importância da participação da família em todos os processos e fases da vida de seus filhos, atenção às necessidades básicas de desenvolvimento, e de sobrevivência no contexto social e educacional, além de compartilhar dúvidas e inquietações sobre a temática.