O Largo da Igreja Matriz recebeu diversas pessoas para uma grande troca de experiências cultural coletiva, ocorrida em 20 de novembro, data que marca o Dia da Consciência Negra.
À noite de quarta-feira contou com apresentação da Roda de Tambores e Alabês, Teatro Filhos da História, Grupo Afro Religioso Escudeiros de Ogum, Exposição de trabalhos escolares dos alunos da rede municipal e estadual de ensino, Ação de Beleza e Roda de samba.
Já na quinta-feira (21/11), as atividades do Novembro Afro contaram com Fórum Afro, o qual incluiu as palestras sobre Racismo Institucional, ministrada pela responsável pela coordenação regional de políticas de equidade em saúde, Djeniffer Rodrigues Coradini, e sobre Personalidades Negras, ministrada por Gisele Machado e pela professora especialista em Letras Francês e delegada da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), Gabriele Costa Pereira. Também ocorreu Momento Cultural com o Projeto Rede.
Mulher Negra: Direitos e igualdades é o tema do Novembro Afro deste ano em São José do Norte.
Confira a programação que encerra no dia 29 de novembro:
29/11 14h – Mal Floriano (em frente ao Banrisul)
Contação de história da Fada Pretinha
18h – Na Biblioteca
Oficina Abayomis – Profª Ingrid Costa
19h – Na Rua Mal Floriano (em frente ao Banrisul)
- Teatro Quicumbi (cidade de Mostardas)
- Desfile com o grupo Quebrar dos Grilhões
- Grupo de Capoeira Origens de Bamba
O Novembro Afro é uma realização do Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e apoiadores. A finalidade é realizar a troca de informações e trabalhar a influência da matriz africana nos costumes.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e foi criado em 2003. O objetivo é promover à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.