O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, na última semana, a segunda reunião ordinária do ano de 2018 para validar as ações do referido ano e traçar metas e prioridades no plano de trabalho de 2018/2020. Na ocasião, ocorreu a posse da nova diretoria da entidade.
O presidente é Alex Sandro Souza, que representa a Secretaria Municipal de Turismo e Promoções (SMTP), a vice-presidente é Sandra Fulber, que representa a Emater/RS-Ascar, e a secretária é Jeane Costa Matos, também da SMTP.
O grupo do Comtur, que une representantes de várias instituições e sociedade civil organizada, iniciou o encontro com a leitura do decreto de nomeação dos membros do conselho e a leitura do regimento interno do Comtur.
Ainda durante a reunião, foram discutidas a exigência do Plano Municipal do Turismo por parte do Ministério de Turismo. A representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), na oportunidade expôs os procedimentos que estão sendo adotados para a elaboração do Plano de Manejo do REVIS.
Na sequência, o grupo discutiu a importância de se elaborar, urgentemente, um projeto para a construção do Fundo Municipal de Turismo, que já está sendo estudado e elaborado pela Turismóloga Jeane Matos. Também, deixaram agendadas as próximas reuniões do conselho até o final do ano de 2018.
O Conselho Municipal de Turismo é órgão de caráter deliberativo e tem por objetivo estudar, discutir, sugerir e implementar as atividades propostas quanto à política do turismo local; bem como as demais finalidades previstas na lei.
De acordo com a nova diretoria, o conselho possui uma dinâmica que tende a ser positiva, pois está formado por um grupo técnico, estratégico e organizado que pensa no futuro e busca a criação de um planejamento integrado. “As pessoas devem olhar para o Comtur e ver que ele é uma mistura de poder público e entidades e, quando se discute turismo, estamos falando de uma tríplice visão. Estamos alinhados com o que São José do Norte precisa para desenvolver o turismo", destacou a nova equipe.