SMS reitera informações a respeito da alteração nos atendimentos Covid-19 em São José do Norte
O Executivo Municipal através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reitera o fluxo de atendimentos para casos suspeitos e positivos para Covid-19. Os atendimentos passarão a ser realizados no turno da tarde nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
A SMS comunica que os atendimentos em todas as ESFs do município e interior, ocorrerão da seguinte forma: no turno da manhã, atendimento à população em geral e no turno da tarde atendimento aos usuários suspeitos ou infectados por Covid-19.
As mudanças só ocorreram em razão da escassez de profissionais médicos para contratação, não sendo motivadas por falta de recursos financeiros ou por atrasos nos pagamentos de salários. A falta de profissionais disponíveis para contratação é um cenário vivenciado não só em São José do Norte, mas em todo País.
A Unidade Sentinela, que estava localizada na Rua 15 de novembro, nº 143, permanecerá fechada, sendo realocadas as coletas que eram realizadas no local, para o prédio anexo a ESF Tamandaré, localizada na Rua Brutos Nader, nº 62, por motivo de não se conseguir médicos disponíveis para o plantão de funcionamento.
A SMS solicita que se evite aglomerações nestes turnos de atendimentos e reforça que os demais usuários não busquem o serviço nestes respectivos turnos de atendimentos para usuários suspeitos ou infectados por Covid-19, já que se busca evitar o contato da população em geral com aqueles que apresentam síndrome gripal ou já foram infectados pela Covid-19.
Em função do aumento de casos suspeitos e positivos de Covid-19 no município e na região, a SMS solicita ainda que as pessoas que não estão sentindo qualquer alteração no seu quadro clínico de saúde e apenas desejam realizar consultas de rotina, evitem a procura das ESF e, principalmente, não a procurem no turno da tarde.
A medida adotada é em caráter temporário e emergencial, já que o município vem passando por uma grave crise de falta de profissionais médicos. Todavia, segundo o titular da pasta, Lucas Penteado, há uma perspectiva positiva para os próximos dias visto que o município obteve êxito em ação ajuizada pela Procuradora Geral do Município, Marilia Russo, em caráter liminar, para autorizar a contratação de médicos brasileiros ou estrangeiros, formados no exterior, que não concluíram o processo chamado REVALIDA.