16/02/2022 Sec. Mun. da Saúde

SMS informa sobre logística da vacinação infantil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa acerca da logística da vacinação infantil, esclarecendo à comunidade a forma como a mesma vem ocorrendo.

A vacinação infantil contra a Covid-19 vem acontecendo mediante agendamento em todas as unidades de saúde em razão de aspectos técnicos.

Por este motivo, não é possível realizar a vacinação infantil nos pontos de apoio nas localidades que a Unidade Móvel presta atendimento.

Existe uma recomendação por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) de que a vacinação ocorra, preferencialmente, em sala de vacinas, o que diminui a possibilidade de locais para sua realização. Outra razão é que a vacina tem um tempo máximo de utilização, bem como necessita de conservação entre 2ºC a 8ºC, o que impõe ser realizada em locais com geladeira ou câmara de conservação de imunizantes.

Desta forma, por não ser possível realizar a vacinação infantil nos pontos de apoio nas localidades que a Unidade Móvel presta atendimento, a SMS está colocando o seu WhatsApp 3238-4500 para realização do agendamento, exclusivamente para crianças residentes nestas localidades.

Por tanto, para que se possa realizar a vacinação de forma segura e sem comprometer a logística dos demais aspectos da campanha de vacinação contra a Covid-19 e os demais trabalhos da SMS, orienta-se os pais ou responsáveis pelas crianças residentes nestas localidades procurem a Unidade de Saúde mais próxima ou então entrem em contato via WhatsApp da SMS para realizar o agendamento.

Por fim, salienta-se que o agendamento deve ser feito nas unidades de saúde, o que não impede que o mesmo seja feito, tanto presencialmente, quanto por telefone, contato via Agentes Comunitários de Saúde ou ainda, sendo crianças residentes nas localidades do interior, pelo WhatsApp da SMS no número 3238-4500.