18/02/2022 Sec. da Educação e Cultura

SMEC realiza evento de Abertura do Ano Letivo 2022

Evento contou com palestra sobre escravidão, racismo e equidade e, à tarde, diversas oficinas foram realizadas pelo SEBRAE.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SMEC), realizou na quinta-feira, 17, o evento de Abertura do Ano Letivo 2022, no Clube Recreativo e Cultural Sócrates.

A mesa de abertura do evento foi composta pela prefeita municipal Fabiany Zogbi Roig, vice-prefeito municipal Neromar Guimarães, o presidente do Legislativo Municipal Christino Azevedo, a Secretária de educação e Cultura Letiele Machado, Maria de Fátima Veloso como representante do Conselho Municipal de Educação, Fabrício Sanchez e Altamir Antônio Bernardes representando o SEBRAE. Também compareçam ao evento, os vereadores Lincoln Pontes, Vanessa Lima e Luiz Gautério.

O debate central girou em torno da equidade, justiça social e educação. Neste pilar fundamental, promover a equidade revela um importante objetivo de reduzir as desigualdades geradas por vários fatores como a pobreza, o machismo e o racismo, que podem acarretar diferenças de aprendizagem entre grupos de diferentes estudantes.

A Abertura do Ano Letivo teve como tema “Um olhar para a consciência” e contou com palestra realizada por Chendler Siqueira, com o título: “Escravidão, Racismo e Políticas Afirmativas de Equidade: reflexões a serem feitas no cotidiano”. A programação durante a manhã também incluiu apresentação musical por Filipe Scott Hood.

Durante a tarde, diversas oficinas foram realizadas pelo SEBRAE para professores das redes municipal, estadual e privada, tanto no local do evento, como também em outras escolas do município. As inscrições haviam sido feitas previamente pela internet. A volta às aulas, para o ano letivo de 2022, em São José do Norte, acontece na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro.