A ação é mais um passo na construção de uma educação pública inclusiva, humanizada e de qualidade.
Na tarde da última quarta-feira, 24 de julho de 2025, a Prefeitura Municipal de São José do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), promoveu uma importante formação no Polo Universitário voltada às merendeiras e auxiliares da Educação Infantil da rede municipal.
Com o tema “Seletividade Alimentar e Merenda Escolar”, o encontro teve como objetivo qualificar o atendimento às crianças, em especial às que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo uma alimentação mais inclusiva e acolhedora nas escolas.
A abertura da formação ficou a cargo da terapeuta ocupacional Ingrid Lopes Medeiros, que apresentou reflexões sobre sabores, texturas e sentidos, e destacou estratégias práticas para lidar com a seletividade alimentar de forma sensível e respeitosa.
Em seguida, as nutricionistas Rafaela Reginato Corrêa e Suzana Antiqueira apresentaram o projeto "Acolhimento e Inclusão Alimentar dos Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ambiente Escolar", trazendo métodos que valorizam a criação de vínculos com o ambiente do refeitório e com as merendeiras como forma de promover a aceitação de novos alimentos pelas crianças.
A ação é mais um passo na construção de uma educação pública inclusiva, humanizada e de qualidade.