Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
23/05/2025 Sec. da Educação e Cultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Smec promove formação sobre Educação Antirracista

Encontro qualifica coordenadores pedagógicos para fortalecer as Relações Étnico-Raciais nas escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), por meio do Setor Pedagógico de Relações Étnico-Raciais, realizou, na quinta-feira (22/05), o 1º Encontro de Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos das escolas da rede municipal de São José do Norte.

Com o tema CoordenAção Equânime: Educar para as Relações Étnico-Raciais, a formação teve como objetivo promover reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas à valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena, contribuindo diretamente para a efetiva implementação das Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

O encontro, realizado de forma presencial, proporcionou momentos de diálogo, construção coletiva e fortalecimento do compromisso com uma educação antirracista, baseada na equidade e na valorização das identidades negra e indígena.

A programação contou com a participação da Escola Municipal de Educação Infantil Maria da Glória Pinto Pereira, que apresentou o Projeto Baobá, desenvolvido pelas professoras Graciele Ribeiro e Débora Ossanes. Elas compartilharam a experiência com a palestra Educação Antirracista na Educação Infantil: do conhecimento teórico às potencialidades da prática pedagógica, que levou aos participantes exemplos concretos aplicados na rotina escolar.

Para os coordenadores do Setor de Relações Étnico-Raciais da SMEC, Gabriel Baldez e Lilian Oliveira, a proposta da formação é fomentar espaços permanentes de discussão e reflexão. “Nosso compromisso é desenvolver ações que promovam um ambiente escolar que valorize as identidades negra e indígena, para ajudar a combater o racismo e fortalecer uma educação pautada na equidade”, destacaram.

O cronograma prevê mais quatro encontros mensais até novembro, encerrando as atividades com um seminário de partilha das experiências construídas ao longo da formação, que contará com certificação de 40 horas.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé