Evento reuniu professoras de escolas rurais de São José do Norte e Rio Grande
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), por meio do setor de Coordenação Pedagógica, realizou na última segunda-feira (8), o 2º Encontro do Programa Pampa Alfabetizado, reunindo professoras de escolas rurais de São José do Norte e Rio Grande.
A programação teve início com a fala da secretária de Educação e Cultura, Letiele Jardim, que destacou a importância da valorização e do fortalecimento da educação no campo, ressaltando os desafios enfrentados e o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino nas áreas rurais. “A educação rural precisa ser pensada com base na realidade de cada comunidade. É nas escolas do campo que muitas crianças têm seus primeiros contatos com o conhecimento, com os livros, com o mundo. Precisamos valorizar esses espaços e apoiar os professores que fazem esse trabalho fundamental com tanta dedicação”, afirmou a secretária.
A abertura também contou com a apresentação do Coral do Casarão do Saber e da Inovação, espaço municipal dedicado à formação continuada e ao fomento de práticas educativas inovadoras.
Durante a manhã, o professor e membro da Articulação em Defesa da Educação do Pampa (AEDOC), Ivori de Moraes, ministrou uma palestra sobre os princípios e o histórico da Educação do Campo, contextualizando as políticas públicas voltadas para este público e destacando a importância de práticas pedagógicas adequadas às realidades locais.
Na parte da tarde, os participantes realizaram atividades com o tema: “Tarefas educativas da escola na atualidade”, refletindo sobre os desafios da alfabetização em turmas multisseriadas e com diferentes níveis de aprendizagem, elencando estratégias para tornar o ensino da leitura e da escrita mais eficaz. A tarefa foi realizada em grupos e mediada por Marluci Barcelos, professora tutora e Coordenadora Pedagógica da SMEC, Cássia Zogbi e Adriana Àvila, professoras tutoras de São José do Norte e por Adriana Coronel, Débora Goulart, Elis Regina Mendonça, Ema Amaral e Jussara Santos, professoras tutoras e representantes da SMED de Rio Grande.
O Pampa Alfabetizado é um programa que integra o Criança Alfabetizada, iniciativa do governo federal. Voltado à alfabetização de crianças em escolas rurais e ribeirinhas do Rio Grande do Sul, o programa busca superar dificuldades de aprendizagem, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental.
Além de São José do Norte e Rio Grande, o programa abrange os municípios de São Lourenço do Sul, Canguçu, Piratini, Santana da Boa Vista, São Gabriel e Santa Maria, uma iniciativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).