16/12/2020 Sec. da Agricultura e Pesca

Smap e Emater/Ascar - RS entregam 386,50kg de sementes de cebolinho do Programa PAA Sementes

Na quinta-feira (17/12), às 9h, no Escritório Municipal da Emater/Ascar -RS será oficializado o início da entrega de 386,50 kg de sementes de cebola para os produtores nortenses.

Na quinta-feira (17/12), às 9h, no Escritório Municipal da Emater/Ascar -RS, a chefe do Executivo Municipal, juntamente com o secretário da Agricultura e Pesca (Smap), Fábio Martins, o chefe do Escritório Municipal da Emater/Ascar - RS, Pedro Farias, e demais técnicos oficializam o início da entrega de 386,50 kg de sementes de cebola para os produtores nortenses.

Devido a pandemia do Covid-19 (novo Coronavirus) ocorreu atraso na liberação de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – na modalidade sementes que estava previsto para abril deste ano e somente neste mês de dezembro será iniciado a regramento para a doação das sementes de cebola nas localidades do Barranco, Bujuru, Capão da Areia, Capão do Meio, Costa do Oceano, Estreito, Gravatá, Parobé, Retovado, São Caetano, Tesoureiro e Turpim para cerca de 500 núcleos familiares.

O insumo recebido deverá ser semeado no próximo ano, na safra 2021/2022 e para ter acesso ao benefício o agricultor necessita estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e seu nome constar na lista de enquadramento ao Programa.

O PAA - Sementes está vinculado ao Ministério da Cidadania - Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), com a logística de entrega realizada pela Emater/Ascar - RS e Smap.

A equipe da Smap explica que neste ano, em função da pandemia a entrega ocorrerá de forma diferente, haverá um cronograma de entrega por localidades a partir de janeiro de 2021 iniciando pelo 1º distrito, onde as entregas estarão de acordo com as normas exigidas pelos Decretos Estadual e Municipal do Coronavirus (Covid-19).

Segundo o titular da Smap, Fábio Martins “O Programa é muito importante por que estimula os cebolicultores a permanecer no campo produzindo alimentos”.