23/02/2022 Sec. da Agricultura e Pesca

SMAP desenvolve ações para amenizar efeitos da estiagem na zona rural do município

A estiagem atinge de maneira significativa produtores rurais de São José do Norte

Várias localidades do interior de São José do Norte estão enfrentando desafios com a falta de água para a dessedentação animal. Tal desafio aumentou a demanda da Patrulha Agrícola Municipal, especialmente para ações de limpeza e abertura de açudes.

A fim de amenizar a ação direta da estiagem que atinge os agricultores e pecuaristas familiares, a Secretaria de Agricultura e Pesca (SMAP), após deliberação do Conselho Municipal de Produção a Patrulha Agrícola, adotou algumas medidas para contribuir com a comunidade.
Dentre essas medidas, a Secretaria passou a trabalhar em caráter emergencial com limite de três horas por núcleo familiar, atendendo assim mais propriedades em um menor espaço de tempo.

Além disso o município manifestou interesse na adesão da primeira etapa do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS que visa a celebração de convênio que objetiva a construção de 10 açudes.

Ambas ações possibilitarão que os agricultores possam irrigar as áreas de plantio, garantindo a produtividade durante o ano todo e diminuindo as perdas em períodos de estiagem. Assim, contribuindo também com o desenvolvimento e impacto positivo na economia do município, já que a produção primária corresponde a maior parcela da economia local.

As precipitações no período de outubro a dezembro de 2021 foram muito baixas e mal distribuídas no município, quando comparadas à média normal. Dados retirados de pluviômetros em distintas localidades na zona rural e também da estação automática do INMET-Rio Grande, apontam que o acumulado, durante o período citado, foi de apenas 80mm. O número normal para o período seria de 285 mm, segundo a média histórica - Somar Meteorologia, o que explica o grave impacto na agricultura e pecuária.