As celebrações alusivas aos 187 anos do município não poderiam começar de forma mais tradicional e enaltecendo um grande orgulho local: a cebolicultura. A 4ª Abertura da Colheita da Cebola na quarta-feira (24) iniciou as festividades de aniversário do Município; evento que se encerra amanhã (1º) na localidade de Bujuru com mateada em parceria com a Rádio Cultura Riograndina.
A abertura da colheita é um evento que já é uma tradição e inclui atrações que evidenciam a cultura que deixou o município conhecido no mundo inteiro pela sua produção. A chefe do Executivo, Fabiany Zogbi Roig acompanhada do gestor da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Smap), Fábio Martins, e demais autoridades, falou sobre a importância do evento e disse ser esta uma iniciativa que visa valorizar os agricultores e o produto nortense.
A prefeita aproveitou o momento para destacar que "a realização da Abertura da colheita só foi possível graças a todos que participaram, apoiaram o evento e fizeram dele mais um sucesso.” Participaram autoridades; expositores de produtos da terra, artesão, indígenas, maquinas e implementos agrícolas; a Rádio Cultura Riograndina, agricultores e agricultoras, escolas e munícipes.
No Clube Sócrates, as festividades iniciaram com culto ecumênico presidido pelas religiões Espirita, Católica, Batista e Adventista. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca (Smap), Conselho de Produção e Emater/RS-Ascar, buscou debater Políticas Públicas para alavancar o setor, repassou através dos palestrantes informações sobre novas tecnologias que podem ser aplicadas ao cultivo e apresentou casos de sucesso de quem está na atividade da cebolicultura.
Um almoço realizado com produtos nortenses, foi servido aos presentes e estes receberam através de sorteios vários brindes dos apoiadores do evento. Também, ocorreu ainda a 4ª edição do tradicional Concurso Municipal de Pratos Típicos, competição que integra o evento Resgate da Cultura Gastronômica de São José do Norte e que visa à apresentação de receitas com produtos típicos da terra.
Foi realizado, também, um ato de premiação para os agricultores que participaram do concurso de réstia e molhos de cebolas, assim como teve a premiação da Gincana Jovem Rural.
Logo após a entrega das premiações, agricultores, agricultoras e demais pessoas presentes puderam degustar no coffe break, as delicias que estavam participando do Concurso de Pratos Típicos.
Para encerrar este dia festivo ocorreu um show humorístico com Délcio Ferret e a tertúlia ficou ao som de Odair Fernandes.