Na noite de ontem (24/06), no Polo Universitário, ocorreu o Seminário de Educação Ambiental. O evento buscou despertar nas pessoas a consciência sobre os cuidados com os recursos naturais e ambientais.
Durante o evento, foi proferida a palestra sobre Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre Molhe Leste, ministrada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Danúbio Amorim Roig.
O Projeto Rede foi tema abordado pela titular da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (Smascim), Mariane Gautério.
O presidente da Associação dos Surfistas das Praias Nortenses (ASPN), Thiago Pontes, falou sobre o Projeto Pegando Onda.
O tema Educação Ambiental foi explanado pela engenharia agrônoma da SMMA, Rosa Maria Domingues.
Ao participar do evento, a chefe do Executivo, Fabiany Zogbi Roig, destacou como cada cidadão, através do comportamento ambiental responsável, pode contribuir para a redução da produção de lixo e consequente diminuição dos gastos públicos com o serviço de coleta e transporte do lixo, assim com que o desenvolvimento turístico de São José do Norte depende de uma nova consciência em relação aos cuidados com meio ambiente.
O Junho Socioambiental já é um evento tradicional em São José do Norte e tem a finalidade de debater questões sobre preservação ambiental, cuidados com recursos naturais, destino correto de resíduos e da melhoria da qualidade de vida integrada aos cuidados com a natureza. Busca promover a educação ambiental para a população ao abordar assuntos que despertem a consciência para os problemas ambientais e para a importância da preservação da natureza.