03/02/2022 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa sobre alternativas para o descarte de resíduos do camarão

A compostagem é uma alternativa para o descarte de pequenas quantidades de resíduos de camarão.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), sugere que seja feita, como alternativa ao descarte de resíduos do camarão, a compostagem do camarão. A compostagem é uma alternativa para o descarte de pequenas quantidades do resíduo de camarão, como as que são produzidas nas residências, principalmente pelo fato deste crustáceo apresentar alta carga de nutrientes e ser considerado um resíduo orgânico.

Por ser rico em nutrientes, quando descartado de forma indevida em águas doces e oceanos, o camarão excede a capacidade de assimilação dos corpos d’água, causando o processo de eutrofização (aumento na concentração de nutrientes).

Como realizar a compostagem

Conforme informações recebidas pela SMMA, a compostagem deve ser feita através do enterramento do resíduo orgânico em valas de, no mínimo, 30 cm de profundidade por 20 cm de largura, para cada 10 litros de resíduos. Após o depósito dos resíduos orgânicos na vala, adiciona-se matéria seca, como serragem, palha ou folhas, para, então, cobrir a mistura com terra. A colocação de matéria seca é importante para criar condições de degradação aeróbia da matéria orgânica, evitando mal cheiro e atração de vetores (moscas e ratos). Este procedimento deve ser repetido até o preenchimento da vala, antes de mudar o local de enterramento. Nesse método, é possível escolher e delimitar um local no quintal para depositar os resíduos orgânicos, podendo transformar o local, posteriormente, em um canteiro para horta caseira ou jardim, pois o solo estará cheio de nutrientes.

Em relação às indústrias e estabelecimentos que trabalham com camarão em larga escala, orienta-se que o produto seja congelado e destinado a empresas especializadas no recolhimento de produtos de origem animal.