Em 2021, a Patrulha registrou mais de 2.600 horas de serviço com retroescavadeira no município.
O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP), informa que o programa Patrulha Agrícola continuou a atuar no município, mesmo em cenário pandêmico, executando serviços com retroescavadeiras e outras atividades de forma efetiva. No relatório de 2021 que foi apresentado, constavam dados referentes às atividades da Patrulha no último ano.
Em 2021, as retroescavadeiras da patrulha trabalharam nas construções e melhorias de vias internas de acesso, na abertura e limpeza de açudes, construção e limpeza de valas de drenagem, entre outras ações. O resultado foram mais de 2.670 horas de serviço, que beneficiaram 366 unidades familiares na zona rural do município e contemplou os três distritos.
A Patrulha Agrícola também contribuiu para o melhoramento das estradas vicinais em diversas localidades de São José do Norte, realizando as limpezas dos drenos coletivos, o que facilitou o deslocamento dos agricultores, pescadores e munícipes em geral.
Implementos da patrulha foram cedidos aos agricultores familiares, tais como: arados, grades, semeadoras, colhedoras, ensiladeiras, carretas basculantes, roçadeiras, tratores, entre outros. Assim, reduzindo os custos de produção e aumentando a renda dos produtores de alimentos, principalmente nesta situação de pandemia.
Os profissionais da agricultura têm seus serviços, atividades e produtos considerados essenciais pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, conforme Portaria de n° 116 de 26 de março de 2020. Essa medida visa o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos, assegurando o abastecimento e a segurança alimentar da população brasileira enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da COVID-19.