22/12/2021 Sec. da Agricultura e Pesca

Secretaria de Agricultura e Pesca - SMAP realiza Palestra de sensibilização, procedimentos e adequações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A palestra aconteceu na última sexta-feira, 17 e foi ministrada pela médica veterinária da Agrega, Fabiana Rosa de Freitas.

Na última sexta-feira, 17, o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP), realizou palestra sobre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na oportunidade a médica veterinária Fabiana Rosa de Freitas, consultora do SEBRAE, tratou sobre a importância da contínua ação de educação sanitária a todos, do produtor ao consumidor ressaltando a higiene na manipulação dos alimentos, além do papel da Vigilância Sanitária no processo de fiscalização e da legalização dos estabelecimentos que manipulam alimentos de origem animal.
O evento marcou ainda a publicação do Decreto de n° 16.760 de 16 de dezembro de 2021 que regulamenta a Lei de n° 772 de 23 de junho de 2016 e visa possibilitar um trabalho mais ágil e desburocratizado, sem comprometer a qualidade dos produtos inspecionados.
A Chefe do Executivo Fabiany Zogbi Roig, ressaltou importância do Serviço para o município como forma de os produtores rurais aumentarem os seus faturamentos através de suas Agroindústrias, ao passo que poderão ter um valor agregado melhor aos seus produtos, bem como, de comercializarem esses produtos em todo o estado através da equivalência que o município possui com o SUSAF (Sisema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte)
O SIM proporciona a garantia da saúde pública, benefícios na proteção do meio ambiente e na regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.