Iniciativa desenvolvida pelo Programa Cidade Empreendedora levou educadores para conhecer escola pública que adota modelo de ensino inovador
São José do Norte realizou no início deste mês a missão piloto “Inovar na Educação”, iniciativa desenvolvida pela Regional Sul do Sebrae RS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora. Como encerramento da formação em Gestão Escolar, equipes diretivas e educadores das escolas do município foram conhecer o case de inovação da escola pública Aldeia Lumiar, em Porto Alegre, que trabalha com uma metodologia de ensino baseada em projetos. A equipe foi recebida pela direção, mas quem apresentou a escola e os projetos foram os próprios estudantes.
Ao longo da visita, eles contaram suas experiências na Aldeia Lumiar. “Aqui, eu sinto que a forma como aprendo é libertadora. Ajudo meus colegas que estão entrando na sétima série e aprendo muito com o colega que já está no nono ano”, disse um estudante do oitavo ano. Um aluno do quarto ano relatou: “Aqui eu sinto que aprendo muito, também porque a escola me ouve. Posso dar a minha opinião na roda de conversa, falar o que eu sinto”. Outra estudante, da sétima série, saiu de uma escola tradicional e compara: “Nunca recebi tanto amor e acolhimento quanto aqui”.
A professora e diretora da EMEF Ernestina Maria Pinto, de São José do Norte, Calíntia Silva da Silveira, diz que conhecer a Aldeia Lumiar foi uma verdadeira inspiração. “Vimos a alegria e a motivação dos alunos em aprender de forma muito significativa, onde cada um deles é parte atuante daquele processo. Voltei para São José do Norte acreditando no potencial de um ensino voltado para o interesse do aluno, onde ele seja o protagonista e aprenda com prazer e alegria”, destacou.
Bruna Costa da Silva, analista de Educação do Sebrae RS, diz que esta primeira missão “Inovar na Educação” superou as expectativas. “Ver na prática a aprendizagem baseada em projetos nos trouxe a perspectiva de que é possível fazer o ensino diferente. E que ele passa, necessariamente, pelo querer fazer. Saímos com a certeza de que estamos no caminho certo para a transformação”, pontuou. À tarde, o grupo fez uma visita guiada ao Instituto Caldeira de Inovação, e participou da aula de encerramento do Curso de Gestão Escolar no Espaço SebraeX.
Sobre o eixo Educação Empreendedora
A educação empreendedora proposta pelo Sebrae RS busca transformar jovens em cidadãos mais preparados para os novos desafios da sociedade, entendendo o empreendedorismo como um jeito de ser no mundo. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, alinhadas às premissas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.