Aprovada na Comissão Intergestores Regional (CIR), no dia 17 de dezembro, a solicitação de disponibilização de soro antiofídico no Hospital Municipal de São José do Norte (HMSJN)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, após a reunião proposta pelo gabinete do deputado estadual Marcus Vinícius Vieira com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi aprovada na Comissão Intergestores Regional (CIR), no dia 17 de dezembro, a solicitação de disponibilização de soro antiofídico no Hospital Municipal de São José do Norte (HMSJN).
Na reunião, foi pactuado que a equipe da Vigilância Epidemiológica e do HMSJN serão capacitados e que, tão logo seja possível, o Estado irá encaminhar o soro antiofídico para o Hospital Municipal. Ficarão disponíveis 9 ampolas de tratamento em São José do Norte.
Anteriormente, o soro era disponibilizado apenas na cidade de Pelotas para atender toda a região sul do Estado, após intenso trabalho do Executivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio Grande, o assunto foi discutido junto a Comissão Intergestores Regional (CIR), ficando definido que a referência de São José do Norte, para este tipo de tratamento, seria o município de Rio Grande. Após a última reunião CIR, São José do Norte passa a contar com o soro e será referência para os munícipios da região, quando necessitarem do uso.
Em breve, a população vítima de animais peçonhentos – cobras, por exemplo - em São José do Norte e áreas próximas, poderão se deslocar até Hospital Municipal para ter acesso ao soro. O empenho do Executivo para que o tratamento fosse disponibilizado em São José do Norte visa diminuir a angústia da população e encurtar o tempo de acesso do paciente ao soro desde o momento em que houve a picada, o que nestes casos é crucial.