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18/07/2025 Sec. de Transporte e Trânsito
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São José do Norte participa de audiência pública sobre melhorias no transporte aquaviário

Comissão da Assembleia Legislativa propõe regulamentação provisória para travessia entre São José do Norte e Rio Grande

Na última quarta-feira (16/07), a Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia Legislativa (CSSP) realizou audiência pública para debater a situação do transporte aquaviário entre São José do Norte e Rio Grande. O encontro, contou com a presença de representantes dos dois municípios e de órgãos estaduais de regulação.

Durante a audiência, foi anunciada a elaboração de um documento com um regulamento mínimo para o funcionamento do serviço de travessia. A proposta será encaminhada à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) e à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). A medida visa atender às principais queixas dos usuários, especialmente enquanto o Estado não realiza a licitação do serviço, única alternativa de transporte entre os dois municípios do Litoral Sul.

A comitiva nortese, composta pelo secretário Municipal de Transporte e Transito (SMTT), Jonas Costa, e vereadores de São José do Norte, expôs o descontentamento da população com a baixa qualidade e precariedade do serviço prestado pela empresa que atualmente realiza a travessia, com a pouca oferta de horários e com os sucessivos reajustes, além do impacto negativo no turismo. A tarifa poderá passar de R$ 5,95 para R$ 6,50.

“É a terceira rodada de aumentos, sem melhoria do serviço. Com o frio, é desumano usar a parte de baixo da lancha por causa da umidade. Os usuários fazem a travessia uns por cima dos outros. E, enquanto não houver a ponte, vamos continuar dependendo das lanchas”, ressaltou o titular da SMTT ao relembrar o cenário socioeconômico preocupante do município visto que a safra do camarão e a agricultura foram prejudicadas devido às enchentes, a paralisação da EBR que fez aumentar o desemprego, o que faz com que muitos moradores dependam da travessia para trabalhar em Rio Grande, “mas os horários das lanchas nem sempre atendem às demandas dos empregadores”. A pasta também destacou que os intervalos aos domingos inviabilizam o turismo e impactam diretamente a economia local.

Representantes da Metroplan e da Agergs alertaram que sem a realização de uma nova licitação, mudanças estruturais continuam limitadas.

A audiência reforçou o apelo das lideranças de São José do Norte e do Rio Grande por soluções imediatas para garantir o direito à mobilidade da população e condições dignas de deslocamento entre os municípios.

 

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