Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
07/12/2022 Sec. da Agricultura e Pesca
COMPARTILHAR NOTÍCIA

São José do Norte participa da I Feira da Agroecologia e XVII Dia de Campo sobre Agroecologia e Produção Orgânica da EMBRAPA RS

O evento é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento regional voltada para a apresentação de soluções tecnológicas e inovações para a agricultura familiar de base ecológica.

 

No dia 1º de dezembro, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Josué Machado, e o engenheiro agrônomo da SMAP, Fábio Martins, participaram da I Feira da Agroecologia e XVII Dia de Campo sobre Agroecologia e Produção Orgânica da EMBRAPA RS representando o município de São José do Norte e a Secretaria de Agricultura e Pesca(SMAP) ligada à Prefeitura.

 

O evento foi realizado na estação Cascata da Embrapa Clima Temperado de Pelotas RS.  Alguns agricultores familiares de São José do Norte também estiveram presentes na Feira da Agroecologia, onde havia exposição de diversos produtos alimentícios sem o uso de agrotóxicos, artesanatos e máquinas e implementos usados nas pequenas propriedades. O Dia de Campo sobre Agroecologia e Produção Orgânica apresentou quatro estações temáticas: 'Sistemas de Produção Biodiversos', 'SocioAgroBiodiversidade', 'Bioinsumos’ e 'Serviços Ambientais'.

 

As atividades mobilizaram centenas de agricultores, técnicos de instituições e organizações sociais de diferentes territórios da região Sul do Brasil e consolidaram-se como poderosas ferramentas de  desenvolvimento regional voltada para a apresentação de soluções tecnológicas, inovações e apropriação social de conhecimentos científicos para a agricultura familiar de base ecológica.

 

Os temas apresentados mantiveram o foco na proposição de alternativas para a diversificação da matriz produtiva de base ecológica da agricultura familiar, e são dirigidos ao público de agricultores e agricultoras, técnicos de assistência técnica e extensão rural, gestores públicas, estudantes e professores. Buscam oportunizar a visualização prática e concreta de tecnologias e inovações voltadas para a sustentabilidade ecológica e reprodução social na agricultura familiar de base ecológica, num processo dialógico que alia conhecimento científico dos pesquisadores com conhecimento tradicional dos agricultores, reconhecendo-se mutuamente sua importância.

 

Em tempos de crise geopolítica e econômica global, com efeitos diretos sobre o abastecimento de alimentos saudáveis e de insumos agropecuários, a ‘Feira da Agroecologia’ e o ‘Dia de Campo sobre Agroecologia e Produção Orgânica’ contribuíram de forma significativa para a resiliência socioeconômica da agricultura familiar, para a diversificação produtiva e para a sustentabilidade ecológica.

 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé