Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
11/02/2022 Sec. de Turismo, Esporte e Lazer
COMPARTILHAR NOTÍCIA

São José do Norte contará com seis pontos de internet gratuita

O município credenciou-se no projeto de inovação “Cidades Inteligentes - internet para todos"

 

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), informa que o INOVA RS, Pelotas Parque Tecnológico e Oceantec Parque Tecnológico se engajaram na mobilização da Consulta Popular RS 2021/2022, e com isto, pela primeira vez um projeto voltado à Inovação foi levado à votação.

 

Com o intuito de receber auxílio na formatação do projeto “Cidades Inteligentes”, a equipe da SMTEL participou de uma oficina ofertada pelas equipes do INOVA RS, Pelotas Parque Tecnológico e o Oceantec Parque tecnológico, no dia 27 de janeiro. O projeto conta também com o apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul, do Copes - Consorcio Público o Extremo Sul e Corede Sul (Azonasul).

 

O “Cidades Inteligentes” permitirá a instalação de aproximadamente seis pontos de internet gratuita em São José do Norte. Isso deve permitir a população o acesso à internet sem fio em espaços públicos como praças, praia, quadras esportivas e outros locais estratégicos do município.

No município, o projeto foi elaborado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) e o Setor de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria Municipal de Administração (SMA), e contará com a aquisição de equipamentos de segurança, totens carregadores de celulares, sistema de energia e iluminação solar. O fornecimento de internet se dará através de Edital de Chamamento Público para a seleção de propostas de projetos para a realização de instalação, manutenção e disponibilização de internet nos espaços públicos, visando firmar termo de colaboração, com empresas privadas sem contrapartida financeira do município.

Além de São José do Norte, outros sete municípios da região sul qualificaram-se para o projeto: Arroio Grande, Canguçu, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório, São Lourenço e Tavares. Os projetos nos oito municípios citados estão aguardando a análise do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Cada município receberá um aporte financeiro de R$50 mil e tiveram até o dia 07 de fevereiro como prazo final para a elaboração dos planos de trabalho e apresentar os documentos exigidos.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé