O Executivo Municipal, através da gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conquistou o 1º lugar no Prêmio Inovasus - Gestão do trabalho em saúde, do Ministério da Saúde (MS). O objetivo deste concurso é identificar, reconhecer valorizar experiências inovadoras na gestão do trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, o município inscreveu dois trabalhos na edição de 2018. O projeto campeão tem o título A Tríade: Cogestão, Educação Permanente em Saúde e Gestão do Trabalho, o qual apresenta um relato sobre o modelo de gestão participativa implementado na secretaria. O outro foi de autoria do NASF e conquistou o 29º lugar. Ao todo, 149 trabalhos foram selecionados de um número muito maior de inscrições.
Uma comissão técnica nomeada pelo MS faz análise dos projetos e classifica aqueles mais inovadores que buscam promover melhorias nas condições e relações de trabalho na saúde que se refletem em qualificação dos serviços. As secretarias de saúde dos seis melhores projetos classificados recebem prêmios em dinheiro. A SMS de São José do Norte irá receber 150 mil para aplicar em ações voltadas para o tema do concurso.
O Executivo diz que a participação do prêmio confirma o empenho e o trabalho inovador da equipe de profissionais da saúde do município, os quais buscam alternativas para melhorar cada vez mais o atendimento.
A autora do trabalho e titular da SMS, Roberta Paganini Ribeiro, e as coautoras, a diretora de gestão, Daniela Freitas, e coordenadora da atenção básica em saúde, Valeria Risso, explicam que é necessário um olhar atento para o trabalhador do SUS para lhes proporcionar melhores condições de trabalho e valorizar essas pessoas e seus saberes criando espaços de diálogo para que a gestão possa qualificar os serviços de saúde e executar, da melhor forma, as politicas públicas de saúde, como, por exemplo, a humanização. "Ganhar este prêmio é um reconhecimento nacional do trabalho destes profissionais. Estamos no caminho certo”, disse Roberta.