16/02/2022

São José do Norte avança na formalização de MEIs

A Prefeitura Municipal de São José do Norte vem avançando no processo de formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) do município. Uma das metas da Prefeitura é estimular estes microempreendedores do município a buscarem a formalização de suas atividades econômicas. Para isso, a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), desenvolveu a Sala do Empreendedor, espaço no qual uma série de ações são desenvolvidas com o intuito de avançar neste sentido.

Além disso, o município estabeleceu uma parceria com o Sebrae RS, por meio do programa “Cidade Empreendedora”. Nesse programa, os pequenos e micro empreendedores nortenses encontram atendimento especializado e capacitações para aqueles que estão iniciando um novo negócio próprio ou que estão buscando oficializar algum negócio já existente.

Em 2021, foram 32 formalizações de Microempreendedores Individuais (MEIs) processadas na Sala do Empreendedor de São José do Norte. No mesmo ano, a Sala do Empreendedor de São José do Norte recebeu o selo ouro da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Sebrae RS. Essa certificação, realizada anualmente, reconhece o nível avançado do espaço e os esforços de melhoria dos serviços, o que garante um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

No último mês de janeiro, duas alunas do projeto “Capacita Mulher”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM), participaram de três encontros de orientações com representantes da Sala do Empreendedor e consultores do Sebrae RS. Entre os assuntos abordados estiveram empreendedorismo, importância e meios para formalização de MEI e benefícios e obrigações de ser MEI.

Na Sala, micro e pequenos empresários encontram todas as informações necessárias para a formalização de seus negócios. O objetivo do lugar é simplificar os processos nos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil, fácil e de qualidade. O atendimento na Sala do Empreendedor ocorre todas às quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua XV de Novembro nº143, no Centro.