16/08/2022 Sec. da Educação e Cultura

São José do Norte acende chama do Fogo Simbólico da Pátria 2022

A centelha do Fogo Simbólico da Pátria chegou a São José do Norte na última segunda-feira, 15 de agosto, trazida pela Liga de Defesa Nacional – LDN. A Liga veio ao município representada pelos membros da Associação de Veteranos e Amigos da Polícia do Exército do Rio Grande do Sul - AVEAPE-RS, Luis Carlos Weber da Silva, Oscar de Oliveira Ramos Neto, Fabrício Kenorr e pelo soldado motorista das forças aéreas, Bruno Leite.

O símbolo foi recebido pelo vice-prefeito, Neromar Guimarães, no Ginásio de Esportes em ato que contou com animação da Banda Municipal Democrata. Também participaram da solenidade, a secretária de Educação e Cultura, Letiele Machado, acompanhada da diretora de Gestão Educacional e Cultural, Sheron Dias e da coordenadora de Cultura, Pricila Mendes, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Souza, os vereadores Nedilandi Amorim Loureiro, Vanessa Oliveira e Irandi Silveira, o tenente Jackson de Lima Martins, representando o 6º Batalhão de Polícia Militar, os soldados Quadros, Pacheco e Gonçalves, representando o 2º Batalhão de Bombeiros Militares, além do chefe da Guarda Municipal, Júnior Gautério.
Fogo Simbólico da Pátria
O Fogo Simbólico da Pátria foi aceso em 1937, no Rio Grande do Sul, por um grupo de pessoas que queria um símbolo para representar o fervor do amor à Pátria. Então, pensaram no fogo por ser companheiro do homem desde a pré-história. O símbolo recebeu o nome de Fogo Simbólico da Pátria e recebeu a missão de percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica. Em 1938, a Liga da Defesa Nacional - LDN, criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, quando começou a distribuição da centelha por diversos municípios com o objetivo de manter acesa a chama do amor à Pátria, tradição que permanece viva até os dias de hoje.
O tema escolhido pela LDN para o ano de 2022 a nível nacional foi “bicentenário da independência”, para o âmbito municipal o tema escolhido foi “inclusão social: respeitando as diferenças para a construção de uma sociedade mais justa e empática”. A programação referente à Independência do Brasil continua. No dia 01 de setembro, às 10h30, será realizada a solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria 2022, no palanque oficial, situado na Rua General Osório, em frente à Secretaria de Administração - SMA.