O assunto do último encontro foi sobre saúde mental com participação de psicóloga da SMS.
Na última sexta-feira, 25, as alunas do Programa Capacita Mulher participaram de mais uma Roda de Conversa. Na oportunidade, a psicóloga Jordana de Mattos Tarta, da Secretaria Municipal da Saúde, falou sobre “o que é saúde mental” e todos os elementos que evolvem esta temática.
A psicóloga explicou que “saúde mental não é a ausência de doenças, mas sim como lidamos com elas”, Também falou sobre a importância de ter um tempo para si, organizar uma rotina e traçar metas relacionadas a autoestima da mulher. A conversa teve encerramento com a abordagem de “como colocar em prática o quarteto da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina de modo fácil e prático”. O tema que será tratado na próxima sexta-feira, dia 02 de dezembro, será Sífilis Congênita e HIV/AIDS, considerando que o dia 01/12 é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
SOBRE O CAPACITA
O Programa Capacita Mulher está ligado à Secretaria de Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (SMASCIM) e tem como objetivo garantir a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade social através dos cursos e atividades ofertados. Este programa proporciona melhores condições às mulheres do município, ajudando-as a desenvolver autossuficiência financeira e emocional, por meio de qualificação, trabalho, acompanhamento psicológico e assistencial.
Para ter acesso ao Capacita, as mulheres interessadas deverão procurar o CRAS, na rua Marechal Deodoro, n° 276, ou o CREAS na Rua General Osório, nº 622, para a realização de cadastro e encaminhamento.