Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
23/07/2018
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Recital encerra programação em homenagem à poetisa nortense Delfina da Cunha

Um grande recital reuniu amantes da cultura na Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha (BPM), no final de tarde da última quinta-feira (28), encerrando a programação do Projeto Delfina: Sob os olhos da alma, idealizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec). Além de homenagear a grande poetisa nortense, o projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar o interesse pela poesia nos alunos da rede municipal e na comunidade, bem como incentivar a formação de novos leitores.

Talentos da terra surgiram durante a última atração programada pela Smec, num jogo de sons e sentidos materializados em palavras através do canto e da poesia, e foram contemplados pela encantadora presença de um público respeitável que curtiu muito cada momento.

A coordenadora Cultural da Smec, Sheron Dias, celebra o momento de integração e “agradece a todos os poetas, poetisas e músicos que embarcaram nessa ideia e colaboraram para que pudesse se tornar real”.

Tudo começou no dia 15 de junho, quando alunos da E.M.E.F. Delfina da Cunha foram presenteados com a primeira ação do Projeto Delfina: Sob os olhos da alma. Parte da história da poetisa nortense foi contada aos estudantes pela bibliotecária Marilisa Neves, responsável pela BPM, e uma de suas poesias foi declamada pela bibliotecária Lizete Abreu, que zela pelos documentos que contam a história nortense, no Arquivo Municipal. Os alunos ainda fizeram poemas e um jogral, prestigiaram a declamação de uma poesia gaúcha e a apresentação de parte da Invernada Artística São José, que foi muito animada, convidando todos a dançarem junto.

Essa brincadeira com palavras, sons e sentidos foi intensificada a partir do dia 18 de junho, quando um delicioso mundo de sons e rimas invadiu a Biblioteca: cerca de 15 alunos da E.M.E.F. João de Deus Collares (JDC) participaram da oficina de poesia ministrada pela professora Rozelaine Nunes, que no dia 8 de junho deu início ao projeto Emoções Compartilhadas, para a construção de um blog.

Um recital em homenagem à poetisa foi realizado no dia 19 de junho, com a participação dos alunos da E.M.E.F. Marechal Rondon e parte da invernada Artística São José, com danças e declamação de poemas.

No dia 20, a Biblioteca abriu suas portas para os alunos da E.M.E.F. Monteiro Lobato. A poesia foi por conta de Wilson Rosa da Fonseca e Irenilda Paranhos, que doaram exemplares de livros à BPM, ampliando o acervo cultural.

Além de falar sobre Delfina da Cunha e ler algumas poesias, no dia 21 de junho, o ilustre nortense José José Antonio Klaes Roig construiu com os alunos o poema coletivo Os dias felizes.

Na sexta-feira (22), a Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha recebeu os alunos da E. M. E. F. Monteiro Lobato, que além de conhecer a história da Delfina da Cunha, cantaram, dançaram e ouviram poesias infantis. Alunos da E.M.E.F. Soares de Paiva também visitaram a BPM. Desta vez, a poesia ficou por conta da professora Alais e do autor do Hino de São José do Norte, Loreno Pastore.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé