O Executivo Municipal e a Secretaria Municipal da Fazenda, com o objetivo de cortar despesas a fim de buscar dar continuidade aos trabalhos e evitar dívidas, informa à população que tem adotado medidas de contenção de gastos públicos.
A exemplo de outros municípios do país, a prefeitura nortense, entre outros fatores, também tem sofrido com a queda de arrecadação em razão da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS. A arrecadação do município vem em constante queda também pelo fato do Estaleiro do Brasil (EBR) estar com as atividades paradas. Só nos últimos 8 meses, a diminuição na arrecadação líquida é de 2% o que representa 1,3 milhões a menos no orçamento.
Com a finalidade de assegurar o funcionamento dos serviços básicos à população e evitar a aquisição de dívidas, o Executivo tem adotado medidas de limitação de gastos, como diminuição nos custos com aluguéis; corte dos vales alimentação e transporte dos secretários municipais, prefeita e vice-prefeito; opção por não fazer uso de telefones celulares institucionais; tem aproveitado o trabalho dos servidores públicos de carreira em cargos de confiança; mais redução dos cargos de confiança nos últimos meses; e ajustes para reduzir valores em contratos com empresas e fornecedores.
Uma medida também adotada e que irá gerar economia foi à compra de uma carreta basculante para que a própria prefeitura faça o transporte do lixo até o destino final. A compra do veículo foi realizada com recursos da venda de bens inservíveis.
O Executivo manifesta que a situação ainda é preocupante, mas vem trabalhando para buscar o equilíbrio e a garantia da manutenção dos serviços.