07/01/2022 Sec. da Agricultura e Pesca

Projeto Refrigerar entrega 50 caixas isotérmicas aos pescadores

Na 6ª etapa do projeto, pescadores artesanais foram contemplados com caixas isotérmicas, além de orientações de uso, higienização e conservação das mesmas para a preservação dos pescados.

Na manhã de quarta-feira (5), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP), participou da 6º etapa do Projeto de Atenção e Promoção à saúde do Pescador Artesanal- Refrigerar, na sede da Emater – RS/ ASCAR de São José do Norte. Estiveram presentes o Vice- Prefeito Neromar Guimarães, o Diretor de Agricultura e Pesca Josué Machado, a equipe técnica da SMAP, representantes do legislativo municipal, técnicos da EMATER e pescadores

No evento, 50 caixas plásticas (polietileno atóxico) isotérmicas de 75L foram entregues aos pescadores artesanais que participam do projeto, visando melhorar suas condições de transporte e conservação do pescado. Os pescadores também receberam capacitação técnica de boas práticas na conservação do pescado, assim como, orientações para a melhor forma de utilização, conservação e higienização da caixa térmica recebida.

O projeto Refrigerar é uma política pública da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas ( DDAPA) e da Divisão de Pesca e Aquicultura (DPA) em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER e o a Prefeitura de São José do Norte.

Desde novembro de 2021, o projeto mobiliza equipes da Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da SMAP, CRAS, Colônia de Pescadores, Conselho da Produção e EMATER/RS-ASCAR para as diversas etapas que compõem o projeto, passando desde a escolha dos critérios para a determinação dos beneficiários, até a formação da lista final dos mesmos. Encerrando-se com a entrega das caixas térmicas e as orientações de técnicas de boas práticas, higienização, utilização e conservação.