Inclusão, arte e desenvolvimento: o ballet chega ao Projeto Rede para transformar vidas.
Na manhã desta quinta-feira (12/12), o Projeto Rede deu um importante passo em sua história com a aula inaugural da Oficina de Ballet, há muito aguardada pela comunidade nortense e uma das metas da gestão pública para o projeto. Inclusão, arte e desenvolvimento são algumas das propostas da oficina. A equipe do projeto acredita que essa iniciativa irá transformar vidas.
A ação, inovadora no município em termos de projetos sociais, oferece aulas gratuitas de ballet para crianças de 4 a 11 anos, com a missão de promover a inclusão social e o desenvolvimento psicomotor.
A coordenadora do Projeto Rede, Isabel Silveira, destacou a relevância da modalidade: "É a primeira vez que o projeto traz uma oficina de dança tão específica e artística, algo distante da realidade do público que priorizamos. O ballet contribui para as regras de convivência social, além de fortalecer a psicomotricidade. Baixamos a idade mínima para 4 anos para abranger parte da primeira infância, o que reforça o Projeto Rede como um espaço positivo de convivência social."
A prefeita Fabiany Zogbi Roig, o diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Samuel Santos, e a equipe do Projeto Rede estiveram presentes, celebrando o início das atividades ao lado das professoras da oficina e de mães, pais e alunos.
As mães que levaram seus filhos ao ballet estavam muito empolgadas, e os alunos, a todo momento, relatavam que estavam gostando muito ou que era um sonho realizado. Bruna Braz, mãe das pequenas Maria Clara e Maria Inês, comentou: "Eu acho o ballet ótimo para o desenvolvimento motor delas, para que as crianças não fiquem muito ociosas em casa e pratiquem uma atividade física, principalmente para o crescimento e fortalecimento do corpo. Elas gostam muito! Desde os 2 aninhos, eu colocava vídeos de ballet e elas me pediam para vir. Aqui, achei a oportunidade. Como não temos condições de pagar financeiramente, recorremos ao projeto para realizar o sonho delas."
Já Paula Silva, mãe de Sophia, de 8 anos, ressaltou a importância do projeto: "Ajuda a ocupar a cabeça, proporciona interação social com amigos da mesma idade e, fora do horário do colégio, é bom que tenha projetos como esse. Quero que ela participe de outros projetos também, como o de computação."
As aulas de ballet começam em janeiro, com inscrições abertas diretamente no espaço do Projeto Rede, localizado na Rua Dom Pedro II, número 50, ao lado do Ginásio Municipal Mário Malta. Para mais informações, o WhatsApp e telefone é (53) 99935-1154.
"O Projeto Rede tem como foco a inclusão de crianças e adolescentes da nossa comunidade e busca oportunizar para eles a participação em cursos, atividades culturais, esportivas e recreativas gratuitamente, especialmente para aquelas famílias que não podem pagar por esse tipo de atividade", explicou a prefeita.
O Projeto Rede, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Mulher (SMASCIM), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDEDICA), reafirma seu compromisso com a proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, visando fortalecer vínculos familiares e oferecer oportunidades de inclusão social.
-------------------------------------------------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de São José do Norte - Planejamento, Trabalho e Crescimento
Acompanhe nossos canais nas redes sociais e fique por dentro do que acontece no Executivo.
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSJN
Instagram: www.instagram.com/prefeiturasaojosedonorte