Para buscar tornar as aulas de Língua Espanhola mais significativas e interessantes para os alunos, a professora, Nelsa Santos, desenvolveu o Projeto Países Hispanohablantes en La Copa 2018, um trabalho de pesquisa sobre os oito países de fala hispânica que disputaram a Copa 2018. A apresentação dos trabalhos, realizados pelos estudantes, ocorreu na quarta-feira (28), no Salão da Comunidade do Barranco e envolveu diversas escolas num evento que encantou professores e alunos.
Participaram da apresentação à prefeita municipal, Fabiany Zogbi Roig, a titular da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Adriana Ávila dos Santos, alunos e professores.
O projeto foi aplicado para os alunos dos sextos e sétimos anos das escolas Centro de Demonstração, Dom Frederico Didonet, Padre Eugênio Tyck e Tobias da Silva. Os alunos fizeram pesquisas dos oito países hispanohablantes (países que falam espanhol), deixaram uma cópia da pesquisa na biblioteca do colégio em que estudam e apresentaram, de forma dinâmica, o trabalho de pesquisa numa mostra cultural.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Demonstração, o 6º ano pesquisou sobre a Colômbia e o 7º ano sobre o México. Já, os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Frederico Didonet, estudaram sobre a Espanha e os do 7º ano, sobre o Peru. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Eugênio Tyck, os estudantes do 6º ano pesquisaram sobre a Costa Rica e os dos 7º ano, sobre o Panamá. E na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tobias da Silva, os alunos do 6º ano trabalharam a Argentina e os do 7º ano, o Uruguai.