A Prefeitura Municipal de São José do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), faz nova parceria com o Senar-RS e, mais uma vez, contempla a juventude nortense com o Programa Jovem Aprendiz.
Para dar início a mais uma edição do Programa Jovem Aprendiz em São José do Norte, na tarde do dia 14 de outubro, reuniram-se no salão da comunidade São Francisco de Paula, na localidade do Capão do Meio, a prefeita, Fabiany Zogbi Roig; o supervisor do Senar-RS da região da Campanha Sul, Giovani Bolzoni; o gestor de Formação Profissional Rural do Senar-RS, José Antônio Simões Pires, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Letiele Jardim, as representantes das empresas Âmbar e Flopal, Maria Inêz Azevedo Velho e Adriana Silva da Silva, o diretor da EMEF Centro de Demonstração, Claiton Luiz de Lima, a monitora do curso, Mariene da Costa Colares (selecionada no último dia 26 de setembro, em processo seletivo que contou com 51 candidatos inscritos) e mais de 55 jovens aprendizes contemplados pelo programa juntamente com seus pais ou responsáveis..
O Programa Jovem Aprendiz do terceiro distrito ocorrerá no Salão da Comunidade São Francisco de Paula, na localidade do Capão do Meio. Os 50 aprendizes selecionados serão divididos em duas turmas. Assim os jovens estudantes poderão fazer o curso no turno inverso da escola.
A reunião teve como objetivos apresentar o Senar-RS, o Programa Jovem Aprendiz e Prefeitura Municipal e as empresas Âmbar e Flopal), parceiras do Senar-RS no desenvolvimento do programa. Na ocasião foram repassadas as responsabilidades dos jovens e família ao longo do curso.
Desta vez, o 3º Distrito será sede do programa que teve início nesse mesmo dia e contemplou jovens das seguintes localidades: Capão da Areia, Bujuru, Turpim, Capão do Meio, Divisa, Gravatá e Estreito. No total serão 63 jovens divididos em duas turmas, destes, 40 são contratados pelas empresas locais do Grupo Flopal e 23 por empresas de outros municípios. O curso terá duração de 10 meses.
As atividades de capacitação do Programa abrangem conteúdos voltados ao agronegócio. São temas que vão desde bovinocultura, silvicultura e grandes culturas até a produção de hortaliças e apicultura. A qualificação terá enfoque na administração rural para possibilitar a atuação de maneira gerencial no mercado de trabalho.
As empresas parceiras e a Prefeitura Municipal apoiam a iniciativa de qualificação dos jovens do campo, para que “se sintam motivados a buscar formação adequada e possam, futuramente, aplicar esses conhecimentos no campo de onde suas famílias obtém o sustento”, colocou a Prefeita Fabiany Zogbi Roig em sua fala durante a reunião.
Após seis meses de teoria em sala de aula, os estudantes desenvolverão a prática profissional nas áreas rurais dos contratantes por mais um semestre. A meta é formar mão de obra qualificada para o campo nos termos da Lei de Aprendizagem. Ao fim das atividades, eles estarão aptos a atuarem em propriedades e empresas ligadas ao setor do agronegócio.