15/02/2022

Produtora rural é pioneira no cultivo de pitaya em São José do Norte

Angela Giolo possui em sua plantação cerca de 1.500 pés de pitaya atualmente.

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), por meio do Setor de Talão do Produtor Rural, tem o prazer de apresentar a produtora rural Angela Giolo, que é pioneira no cultivo de pitaya no município de São José do Norte.

A Produtora Angela Giolo, é moradora da localidade do Tesoureiro e conta que teve a ideia de começar a investir na produção de pitayas no ano de 2017, com apenas 50 mudas, após assistir a uma reportagem sobre o cultivo da fruta. Ela então foi atrás de instruções sobre o cultivo, participando de cursos e seminários em São Paulo e Santa Catarina.

A fruta de coloração marcante, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos nativos de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. De seu fruto, desabrocha uma linda flor, apenas ao anoitecer, chamada de “dama da lua”.  A pitaya é rica em substâncias como vitamina C, fibras, ômega 3, antioxidante, entre outros.

Segundo a produtora, o fruto leva três anos, desde o plantio de sua muda até a frutificação de forma satisfatória, para então ser comercializado. Além do fato de durante os primeiros dois anos a produção acontecer de forma muito inibida. Em 2020, ela começou a fornecer o produto para o comércio local, e compartilha que a fruta fez sucesso entre a comunidade nortense. Hoje em dia, Angela possui em sua plantação cerca de 1.500 pés de pitaya, que estão sendo preparados para serem comercializados em 2024.

Angela faz parte da Associação dos Produtores de Pitaya do Brasil- APPIBRAS, https://www.appibras.com, e ressalta que sua plantação é totalmente orgânica. A produtora nortense ainda comenta que tem o sonho de produzir em grande escala para abastecer o Estado e outros locais, alcançando o mercado da fabricação na linha de cosméticos.